Publicar um Livro

Como publicar um livro?

Queres publicar um livro mas não sabes como? Chegaste ao sítio certo. A Midgard Editores foi fundada por dois autores portugueses e o nosso principal objetivo é ajudar escritores a lançar as suas obras, publicando o melhor que a literatura nacional pode oferecer.

Procuramos novos talentos que desejam lançar o seu primeiro livro e autores com obras já editadas. A nossa missão editorial é vasta e aceitamos todos os géneros literários. Sabemos que todos começam por ser desconhecidos, por isso a nossa busca pode estar perto de ti!

Já tenho um livro publicado…

Já tens um livro publicado mas gostarias de o editar novamente? Não há problema. Na Midgard Editores fazemos relançamentos de obras antigas ou esgotadas e damos-lhe um novo aspeto, redesenhando a sua aparência para uma nova edição e um novo sucesso.

Se ainda tens o teu stock de livros cheio, vê as nossas estratégias de Marketing Editorial e pergunta-nos por uma solução que melhor se enquadre às tuas necessidades. Participa também nos nossos eventos literários em conjunto com outros autores. Ajudamos-te a escoar os produtos e a entrar no mercado.

Midgard Editores. De autor, para autor.

Questões Frequentes

Como publicar um livro?

Gostavas de ter o teu livro editado? Na Midgard Editores sabemos como é trabalho o processo criativo. Envia-nos um e-mail com a tua autobiografia e apenas as primeiras 40 páginas do teu livro. Iremos ler com o máximo cuidado e respeito e dar-te-emos, sempre, uma resposta num prazo máximo de dez dias úteis. Todo o processo de edição e publicação será feito por nós e acompanhado por ti.

Quanto custa uma edição?

Cada obra é uma história única, e um livro novo é uma ideia nova. Embora se possa estimar o custo médio de um livro, seria injusto fazê-lo. Não basta enviá-lo para uma gráfica e imprimir: é necessário trabalhar as páginas, a capa e a aceitação no público. Cada autor tem as próprias exigências e não seria correto colocar um preço igual para todas. Fala connosco para saber mais sobre este assunto.

Já tenho um livro publicado

Na Midgard Editores fazemos relançamentos de obras antigas ou esgotadas e damos-lhe um novo aspeto, redesenhando a sua aparência para uma nova edição e um novo sucesso. Se ainda tens o teu stock de livros cheio, vê as nossas estratégias de Marketing Editorial e pergunta-nos por uma solução que melhor se enquadre às tuas necessidades.

Sou um novo escritor

Estamos aqui para te ajudar neste teu novo desafio. Sabemos como te sentes e temos as respostas que procuras — afinal, já passámos pelo mesmo. Uma vez que te vais tornar num autor, há coisas importantes que tens de fazer. Tens novas responsabilidades, mas também tens uma equipa para te esclarecer as dúvidas e para te guiar em todo este processo burocrático. Nos tópicos seguintes vais encontrar alguma informação para começares.

Quero registar a minha obra

Por teres escrito um livro, és autor de uma propriedade intelectual, então deves registá-la na Inspeção Geral das Atividades Culturais. A IGAC pertence ao Ministério da Cultura de Portugal e é a entidade competente na proteção do direito de autor e dos direitos conexos. Com este registo, assinalas que és o legítimo proprietário de tudo aquilo que inventaste. Podes fazer o teu registo aqui ou seguir o nosso tutorial passo a passo e tirar as tuas dúvidas.

Quero saber os meus direitos

A legislação portuguesa tem um diploma próprio sobre os direitos de autor e direitos conexos, que podes encontrar no site da Procuradoria Geral Distrital de Lisboa. Como escritor, deves lê-lo e tomar conhecimento dos teus direitos e dos teus deveres. A partir do artigo 83.º fala-se a respeito das obras literárias. Podes consultar a legislação aqui.

Os meus ganhos como autor

Como autor, irás receber periodicamente uma percentagem dos lucros das vendas dos teus livros, por isso terás de te registar no e-balcão do Portal das Finanças. Se quiseres vender os teus próprios livros, deves efetuar um outro registo nas Finanças. Aconselhamos-te a fazer os registos a par connosco, sobretudo os que dizem respeito à Autoridade Tributária, mas se já estás familiarizado com estas burocracias, vai em frente!