Biografia

Rúben Oliveira

13 Outubro 1993

Rúben Marques nasceu a 13 de outubro de 1993 e cresceu na aldeia do Cabeço, no Concelho de Pombal, à margem da tranquila Mata do Urso. Adora ler livros de aventura e fantasia desde criança, o que veio a fomentar um estímulo literário apresentado nas primeiras obras, e sempre teve uma curiosidade académica sobre civilizações antigas e suas mitologias, que de algum modo faz representar nos seus livros. Acoplado a este interesse, aguçou desde cedo a sua curiosidade nos documentários sobre ciência e arqueologia.

Gosta de estudar Física e Matemática nos tempos livres, algo que ocasionalmente deixa caracterizado no enredo das histórias que cria, assim como História e Filosofia, pese embora estas não estejam tão generosamente simbolizadas. Lê manga (banda desenhada japonesa) e deixa também transparecer essa representatividade oriental nas suas narrativas sob forma de personalidades, locais, mitos ou objetos.

Trabalha com paixão como designer gráfico por conta própria e vigia florestal ao serviço da Guarda Nacional Republicana, dois trabalhos que lhe dão energia para escrever de forma tão vívida e inspiração para inventar escrita de fantasia e reflexão para cinzelar tratados de metafísica.